domingo, 1 de maio de 2011

Homenagem ao meu honroso primo.

Praça da Cruz de Papa: Dom Teodoro Tavares será ordenado Bispo a 8 de Maio


O sacerdote deverá chegar a Cabo Verde esta quarta-feira, depois de ter cumprido um programa de retiro espiritual em Portugal. Dom Teodoro foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará, Brasil, pelo Papa Bento XVI, a 16 de Fevereiro.
Para o padre José Constantina Bento, a ordenação de Dom Teodoro em Cabo Verde representa um "salto enorme para a Igreja Católica nacional, e uma confirmação histórica do país". "Na história da igreja de Cabo Verde, inicialmente os bispos eram pessoas não nascidas em Cabo Verde, nomeados em Portugal, e alguns nem chegaram a vir ao país. Depois, eles começaram a vir para cá. Passamos para outra fase, que começou com Dom Paulino, em que o bispo nasceu cá, mas veio de fora e não foi ordenado cá. Quando Dom Paulino foi nomeado bispo, estava em Angola. Passamos para outra fase, com Dom Arlindo, um bispo que nasceu cá, formou-se cá, estava cá e foi ordenado cá. Agora passamos para outro patamar, em que um bispo que nasceu cá, que está a trabalhar fora, é ordenado cá para ir para fora. Esse é um salto qualitativo que assinala o crescimento da igreja em Cabo Verde", afirma. 
De acordo com a Diocese de Santiago, Dom Teodoro já tem o seu brasão, que tem o lema do seu episcopado: "Eis-me aqui". O brasão inclui símbolos que têm a ver com a realidade social, cultural, religiosa e com aspectos pessoais específicos e marcantes. 
O padre Constantinoa considera assim que a ordenação de Dom Teodoro será a grande homenagem de Cabo Verde à beatificação do Papa João Paulo II, já que a cerimónia irá decorrer no mesmo local em que o Papa celebrou a missa campal quando esteve no arquipélago.

A cerimónia
Dezenas de sacerdotes do Brasil, de outras missões da América Latina, representantes da Santa Sé e centenas de fiéis deverão estar presentes na cerimónia, pelo que os preparativos estão a ser projectados ao pormenor. 
Foi criada uma comissão, presidida pelo padre João Baptista Barros, Superior dos Espiritanos em Cabo Verde. 
O padre José Constantina Bento irá dirigir o canto durante a liturgia. O grupo Coral de Nossa Senhora do Socorro irá contar com o apoio de dez membros de coros de outras paróquias da cidade da Praia. 
O local onde deverá decorrer a cerimónia também deverá merecer uma atenção especial, com a realização de obras de manutenção e decoração. 
Por toda a cidade da Praia, já é possível ver cartazes sobre o acontecimento. Está ainda prevista a distribuição de autocolantes, e a venda de camisolas e bonés no dia 8 de Maio. 
De referir que, antes de viajar para o Brasil, o novo bispo deverá presidir a duas celebrações em São Miguel, nos dias 15 e 16 de Abril. 

Biografia
O padre Teodoro Mendes Tavares nasceu na ilha de Santiago, na localidade de São Miguel, há 47 anos. Ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1984, tendo depois viajado para Portugal para prosseguir a sua formação religiosa e académica. Em 1985, fez o noviciado e, em 1986, a primeira profissão religiosa. Ainda em Portugal, estudou filosofia e teologia.
Foi ordenado presbítero em Cabo Verde, a 11 de Julho de 1993. Em 1995, obteve o título de mestre na Universidade de Dublin, na Irlanda. 
Seguiu depois para o Brasil, para exercer a "Missão Amazónia" e, em 2003, tornou-se Superior Mário dos Missionários Espiritanos na Amazónia.
O novo Bispo auxiliar de Belém do Pará integra a Congregação do Espírito Santo. A Arquidiocese de Belém, que governa a igreja católica na Província de Belém, tem 15 dioceses nos estados do Pará e Amapá, além da sede em Belém.

30-4-2011, 21:30:28
Ilda Fortes, Redacção Praia
fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/24487
 

0 comentários:

Enviar um comentário