quinta-feira, 12 de maio de 2011

Praia em Festa

As Festas do Município começaram no passado sábado (7) e prolongam-se até ao início de Junho. A 20 e 21 de Maio decorre o ponto alto das comemorações, o esperado Gamboa 2011, mas há muitos outros eventos que vão dar vida à cidade da Praia.
Fogo-de-artifício e um espectáculo de iluminação marcaram o arranque das festas da Praia. Na Praça Alexandre Albuquerque, baixou-se, por momentos, o brilho das luzes e o som da animação de Dj´s, para a apresentação do programa das festividades, cuja divulgação ao público praiense esteve a cargo de Ulisses Correia e Silva, presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP).

Os 153 anos da capital de Cabo Verde vão ser assinalados por várias actividades, para todos os gostos.

"Vamos ter actividades relacionadas com desporto, cultura, manifestações de diversas naturezas, corridas de cavalo na Ribeira [do Paiol] (como foi feito no ano passado); Praião de desporto na zona de Gamboa, onde todos nos podemos divertir; torneios de diversas modalidades para envolver todos os bairros, e depois há um troféu que será distribuído no fim", enumerou o presidente da CMP.

Os torneios abrangem as mais diversas modalidades desportivas: futebol, andebol, street basket, basquetebol, judo, surf, bodyboard, boxe, dança, ténis, taebo, ginástica e triatlo. Além dos torneios, há a referida corrida de cavalos, que tem mobilizado verdadeiras multidões, e cuja final será no dia 22 pelas 16h.

A cultura não foi esquecida e, além da música no festival da Gamboa, muitas outras actividades estão programadas.

"Na cultura vamos ter feira de artesanato, feira de juventude, feira para crianças", adiantou o edil.

Além das feiras, há dança, cinema e vários workshops.

A 18 de Maio, por exemplo, a rua 5 de Julho transforma-se em palco, no evento Danças na cidade.
No dia 19, o dia do município será realizada a sessão solene, no auditório nacional, durante a qual serão homenageadas várias personalidades.

Este dia simbólico, será ainda altura para a inauguração do campo de futebol relvado de Ponta d' Água e dos arruamentos da Zona 4.

A partir do dia 23, há cinema documental na Praia, na IV edição do ciclo maio.doc.

"Nós queremos que estas festas sejam um novo arranque para a cidade da Praia para que nós todos nos possamos sentir representados, com mais auto-estima, com mais amor à nossa cidade. E nós todos podemos participar da melhor forma", rematou Ulisses Correia e Silva.

Na Praça, no fim da apresentação do programa das festas, o palco foi tomado pelos mais pequenos, que espontaneamente, aproveitaram a infra-estrutura e as luzes para improvisarem alguns passos de dança.

Participaram e aproveitaram assim, da melhor forma, o que a cidade oferece nestas festas.

O "próximo" evento a destacar é o início do torneio internacional de Andebol, no dia 13. A competição terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo.

fonte: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/24661

0 comentários:

Enviar um comentário