segunda-feira, 30 de maio de 2011

San Jon na Praia Branca com pompa e circunstância

Junho anuncia-se com o rufar dos tambores na Praia Branca, município do Tarrafal de São Nicolau. Será um mês com um forte pendor cultural, baseado em crenças herdadas de prestigiadas figuras locais, que legaram esta que é uma manifestações culturais com mais história no Tarrafal e que se ergue, com apoio de crianças, jovens e adultos e idosos, para festejar San Jon.

Em Junho a população de Praia Branca une-se nas celebrações folclóricas, religiosas e também desportiva de São João. Os tambores começam a tocar no dia 3, no Largo da Laja. “O tocar é ímpar. Os dizeres e cantares também. O desfile é, além de maravilhoso, disciplinado. Envolve muita gente, senão toda a população deste que é o segundo povoado mais importante do Tarrafal. E isso não pode perder-se. Não pode ser esquecido. Muito pelo contrário, deve ser valorizado, preservado e, nalguns aspectos, resgatado”, instiga a Comissão Organizadora.
Com esta preocupação, este ano desde muito cedo a população de Praia Branca – crianças, jovens, adultos e idosos – disponibilizou-se para imprimir uma nova dinâmica a estas festas. O vasto programa religioso, cultural e desportivo atesta esse envolvimento massivo da população. Kola San Jon (toque de tambor/coladera), baile de rabeca, desfile de ’Marcela’ com feixes de plantas cheirosas na cabeça, que são posteriormente queimadas na lumnara são algumas das manifestações culturais previstas.
A nível desportivo, estão agendados torneios de bisca, gurita e pau, uril, corrida de saco e de ovo, puxa corda, jogo de ringue, matança de galo, corrida pau e de burro, andebol, futebol de salão, entre outros. Todas as actividades são apoiadas pela Câmara Municipal e António Soares, presidente da CMTSN, também ele filho da Praia Branca, mostra-se empenhado em promover, juntamente com as pessoas da localidade, as festas de São João.
A par do edil, cerca de duas dezenas de pessoas integram a Comissão Organizadora da Festa de São João, cujo término será no dia 25, com a tradicional procissão/banho de San Jon na praia de Boca de Ribeira.
Fonte: A Semana

0 comentários:

Enviar um comentário