quinta-feira, 14 de julho de 2011

IIPC promove conferência para debater Banco de Dados do património




Com um painel de comunicadores de renome, a conferência "Inventário Nacional do Património Cultural Imóvel: Conhecer para Proteger" pretende levar à praça pública o projecto homónimo do IIPC.
A conferência decorre nos dias 14 e 15 de Julho, no Auditório do Arquivo Histórico Nacional (Praia). Aí, será discutido o projecto "Inventário Nacional do Património Cultural Imóvel: Conhecer para Proteger"do Instituto da Investigação e do Património Culturais (IIPC) através do qual se criou um banco de dados georreferenciado do património existente em Cabo Verde. Com esta nova ferramenta ao serviço da herança cultural, abriu-se uma nova possibilidade na valorização e salvaguarda do património edificado.

Segundo a nota de imprensa essa base de dados virá facilitar o "processo de classificação legal dos monumentos, sítios e centros históricos, permitindo assim a criação de regulamentos e normas que garantam a preservação do património cultural". Essa preservação será efectuada "dentro de uma perspectiva histórica e urbanística" que "propicie o melhoramento da gestão urbana do sítio histórico".

No encontro, de dois dias, são apresentados quatro painéis temáticos, abordados e moderados por diversos especialistas. No primeiro, questiona-se qual o "Modelo de Inventário de Património Cultural para Cabo Verde"; no segundo, fala-se de "Património Cultural, Memória e Identidade: Monumentos e Sítios" ; no terceiro, reflecte-se sobre o Inventário de Património Cultural Construído (Imóvel) "e "a sua Importância na Gestão e Ordenamento do território" ; por fim, no quarto painel, a abordagem será sobre "Património Cultural, Turismo e as Economias Criativas: Para um desenvolvimento integral e sustentável".

A sessão de abertura deste evento conta com a presença do Ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, do presidente da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, Francisco Tavares, e do presidente do IIPC, Humberto Lima.
14-7-2011, 12:40:32
Sara Almeida, Redacção da Praia
fonte:Expressodasilhas

0 comentários:

Enviar um comentário