sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tarrafal: Candidatura a Património Mundial recebe apoio da UCCLA

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA – veio a público anunciar o seu apoio a uma possível candidatura do Campo de Trabalho de Chão Bom a Património Mundial. Esta decisão surge após encontro de representantes e Cabo Verde, Angola e Moçambique, com especialistas da Unesco na 35ª Conferência desta entidade em Paris.

Em carta dirigida ao primeiro-ministro de Cabo Verde, o Secretário Geral da UCCLA afirmou a decisão dos membros deste organismo em apoiar a candidatura do Tarrafal – conhecido como Campo de Trabalho de Chão Bom – à lista de Património Mundial da Unesco.
O processo de candidatura já está a ser elaborado pelo Governo cabo-verdiano e "levará entre dois e três anos” a ficar pronto, diz Jair Fernandes, Director da Salvaguarda do Património.
A acontecer, “é evidente que a candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal da ilha de Santiago, não será uma candidatura separada do outro espaço de memória que é o do Tarrafal de S. Nicolau”, refere.
Os especialistas da Unesco deram entretanto aval positivo a esta pretensão, ainda mais tratando-se de um espaço de memória que envolveu vários países.

Fonte: A Semana

0 comentários:

Enviar um comentário