segunda-feira, 29 de agosto de 2011

700 mil fotografias do Portugal Colonial online

Mais de 700 mil fotografias do Portugal colonial vão estar disponíveis para consulta online. As imagens estão a ser digitalizadas dos acervos do Arquivo Histórico Ultramarino e do Instituto de Investigação Científica tropical, avança o Diário de notícias.

Neste momento já é possível consultar perto de 20 mil destas fotografias no site do Arquivo Científico Tropial Digital (http://actd.iict.pt/), algumas da autoria de Elmano da Cunha e Costa (ver foto), advogado em Lisboa e fotógrafo em África nos anos 30 cuja obra pictória está neste momento a ser estudada por uma investigadora holandesa.

Segundo disse Catarina Marques, responsável pelo espólio do Instituto de investigação Científica Tropical e pela digitalização das imagens, ao Diário de Notícias, as fotografias têm diversas proveniências e temáticas sendo a mais antiga de 1860 e as mais recentes de 1974.

As fotografias do espólio são valiosas também pelos vários tipos de processos fotográficos que ali existem, desde os métodos comuns de fotografia (com nitratos e acetatos de celulose) até métodos mais raros de papéis de ouro e platina.

 fonte: http://www.boasnoticias.pt/noticias_700-mil-fotografias-do-Portugal-Colonial-online_7725.html

0 comentários:

Enviar um comentário