quarta-feira, 24 de agosto de 2011

IILP promove palestra intitulada “O Museu da Língua Portuguesa”

O Instituto Internacional de Língua Portuguesa organiza esta terça-feira, 23, uma palestra sob o tema “O Museu da Língua Portuguesa”, que terá como orador o Presidente do Museu da Língua Portuguesa do Brasil, Antonio Sartini. Esta actividade decorre na Casa Cor-de-Rosa, no Plateau.

A palestra organizada pelo IILP centra-se no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, no Brasil, espaço inaugurado a 21 de Março de 2006, e que pretendeu, de forma pioneira, expor aquilo que é considerado “património imaterial” de todos os países lusófonos.
Também conhecido como “Estação Luz da Nossa Língua” – está instalado num prédio por cima da plataforma de comboios Estação da Luz -, este espaço é o resultado de uma parceira entre Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Fundação Roberto Marinho.
Em comunicado, pode ler-se que “o museu é interactivo e conta com um vasto conteúdo sobre a história da Língua Portuguesa, os idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que a linguagem assume no quotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros temas”, tudo apresentado em diversos formatos e suportes, o que o diferencia dos restantes espaços museológicos.
O Museu da Língua Portuguesa recebe diariamente uma média de 1700 visitantes diários – em dias de semana -, podendo chegar aos 4 mil nos fins-de-semana, maioritariamente estudantes.

Fonte: A Semana

0 comentários:

Enviar um comentário