quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Município dos Mosteiros em festa



As festividades do município dos Mosteiros na ilha do Fogo, e da padroeira Nossa Senhora da Ajuda, que se celebra a 15 de Agosto, já começaram. A edição deste ano tem como cabeça de cartaz o agrupamento musical Cordas do Sol e o artista Gilyto & banda.

Rui de Pina, Romy, Djin Djob, Nádia, Djedje, Gaita & Ferro e uma banda formada por músicos emigrados nos Estados Unidos da América: estes compõem o leque de artistas convidados. E a festa deste ano pretende homenagear todos quantos vêm contribuindo para o desenvolvimento dos Mosteiros.
Já a “prata da casa”, essa, vai brilhar na primeira edição do concurso “Edição discográfica". O vencedor terá um prémio à altura do sonho: gravar o seu primeiro disco, além de ter garantida a sua participação no festival de “Praia Lantcha”. Também o concurso de “canizade”, entre grupos de Atalaia, Feijoal, Relva, Mosteiros-Trás e Queimada vai levar a tradição e cultura de Djarfogo ao palco das festividades.
O programa cultural ser preenchido, também, com a apresentação do livro “Fogo, um trecho dos Mosteiros”, do antigo professor José Alves. A nível desportivo está confirmada a realização da terceira edição de corrida de cavalos (prova nacional), atletismo, ciclismo, torneio de futebol entre as equipas dos Mosteiros, São Filipe e Santa Catarina do Fogo e velhas glórias, que vai contar com a participação de uma equipa da comunidade emigrada nos EUA.
Encontra-se também abertura uma exposição regional de produtos artesanais e derivados diversos. Neste período festivo, destaca-se, ainda, um encontro com os emigrantes, a 12 de Agosto, inauguração de habitações sociais, exposição de pratos típicos e fogo-de-artifício.
A inauguração do auditório municipal dos Mosteiros pelo ainda Presidente da República, Pedro Pires, acompanhado do ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, é um dos pontos mais salientes do programa oficial.
fonte: A Semana

0 comentários:

Enviar um comentário