terça-feira, 2 de agosto de 2011

Portal europeu quer levar memórias do cinema a investigadores e cinéfilos


O portal European Film Gateway quer levar a memória histórica da sétima arte europeia a investigadores e cinéfilos, disse hoje o subdiretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa. O projecto, que reúne o contributo de 16 cinematecas europeias, “dá acesso gratuito e universal a mais de 400 mil objectos – vídeos, fotografias, cartazes, materiais textuais e sonoros” .
(…) A Cinemateca Portuguesa pormenoriza que o portal contém colecções digitais das cinematecas e arquivos de filmes europeus e assegura que a partir de Setembro estarão disponíveis cerca de 600 mil objectos, de 16 instituições.
O European Film Gateway é coordenado pelo Deutsches Filminnstitut. De acordo com a directora deste organismo, Claudia Dillman, o material disponibilizado pelo site estará disponível “para ser utilizado não só por investigadores, jornalistas e criadores, mas também por um público alargado interessado em cinema”.
O European Film Gateway é um projecto pensado pela Associação Europeia de Cinematecas, da qual a Cinemateca Portuguesa faz parte, e pela Fundação Europeana.
Para mais informações:
http://www.europeanfilmgateway.eu/

fonte:Pportodosmuseus

0 comentários:

Enviar um comentário