segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia da Cultura já tem lema: “Furtuna di kada Um, Rikeza di Nos Tudu”


“Furtuna di kada Um, Rikeza di Nos Tudu” é o lema escolhido para comemorar o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se assinala a 18 de Outubro. Este ano a anfitriã é a ilha de São Nicolau, que acolherá actividades nas suas duas cidades.

As comemorações começam esta sexta-feira, 14, com o “Encontro dos Guardiões do Património”, no qual cerca de 40 crianças do 7º ano, guiados por técnicos do IIPC terão a oportunidade de conhecer o património da ilha de São Nicolau.
No dia 18, data em que se celebra o dia Nacional da Cultura, será realizado o “I Fórum Cultural Nacional”. Esta actividade, que decorrerá até ao dia 21, terá como propósito analisar a cultura nacional, os seus rumos e a sua contribuição para o desenvolvimento local e nacional e recolher subsídios para uma melhor política e gestão cultural.
Pretende-se também promover o intercâmbio entre artistas, agentes, instituições e criar uma oportunidade para valorizar o património cultural de São Nicolau e de Cabo Verde, através de workshops, conferências, exposições de artes visuais, espectáculos de música, dança e teatro.
Comemorações em São Vicente
Além da ilha de São Nicolau, o “Dia Nacional da Cultura” é comemorado em outros cantos do país. Em São Vicente, neste domingo, 16, a partir das 8h30, haverá um “Mini Circuito Cultural na baixa do Mindelo”, onde crianças poderão visitar alguns monumentos históricos da cidade e aprender sobre a história do património cultural mindelense.
No dia 18, a partir das 20 horas, o Centro Cultural do Mindelo acolhe um espectáculo de música protagonizada pelos jovens artistas do grupo “Noit D´Mindel”. No dia 20, será exibido o filme “Fragmentos de Mindelo”, realizado pelos alunos do curso de Especialização em Cinema e Audiovisual do M_EIA. E no seguinte, o grupo teatral do CCM apresentará a peça “Casa dos Bonecos”.
Fonte: A Semana

0 comentários:

Enviar um comentário