sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cidade Velha: Património Mundial à distância de um clique




A Cidade Velha Virtual é o nome o projecto apresentado esta segunda-feira, na Cidade da Praia. A iniciativa prevê a criação de um portal na internet, que irá disponibilizar fotografias, vídeos e textos sobre o Património Mundial. A ideia, por agora, é convergir os esforços dos Ministérios da Cultura e da Ciência, da autarquia local e das universidades para elevar a Cidade Velha a um novo patamar. 
O projecto consiste na criação de um acervo digital constituído por textos, mapas, iconografia, entre outros. A ideia é disponibilizar informações históricas e arqueológicas sobre a Cidade, mas também criar um cibermuseu, que irá permitir que os internautas visitem a Cidade Velha. Está ainda prevista a criação de jogos electrónicos, de carácter pedagógico, sobre a primeira capital do país.

A plataforma vai estar sob a alçada do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação. De acordo com António Correia e Silva, o projecto irá permitir uma maior promoção da história da Cidade, já que "põe o processo de valorização da Cidade Velha num patamar mais ambicioso, utilizando duas tecnologias: uma muito antiga, que é a história, e outra muito moderna, que é a informática".

Para o governante, uma das mais-valias do projecto será o facto de atrair mais turistas, rentabilizando os investimentos e os trabalhos realizados até agora. "As experiências mundiais de Web museus provam que quanto mais o sítio é conhecido, mais ele é visitado", exemplificou.

O Cidade Velha Virtual irá contar com a parceria da Universidade de Aveiro, mas também com as de algumas universidades nacionais. Para além disso, integra ainda o Ministério da Cultura, que irá dar um importante contributo no que se refere ao conteúdo da plataforma. O ministro Mário Lúcio salientou que o seu ministério quer valorizar ainda mais a Cidade Velha. Assim, avançou que em 2012 o Instituto da Investigação e do Património Cultural irá contar com uma verba considerável para continuar as pesquisas e escavações científicas, e também os trabalhos de restauro e requalificação.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, estes investimentos são essenciais, na medida em que a promoção da Cidade Velha através da internet e o consequente aumento do fluxo turístico irão exigir uma melhoria das condições e infra-estruturas da Cidade. Manuel de Pina reconheceu a importância do site para a projecção internacional da Cidade Velha, e sua promoção como sítio histórico.

Fotos: Quim Macedo
7-12-2011, 01:59:23
Ilda Fortes, Redacção Praia

FONTE: EXPRESSO DAS IHAS

0 comentários:

Enviar um comentário